ORIENTAÇÕES PARA COMUNICAÇÕES LIVRES E POSTERES

 

Novas datas de submissão - 20 de março 

 

  1. Os resumos deverão ser submetidos em conformidade segundo a seguinte tipologia:
  2. Estudos empíricos (trabalhos originais, baseados em investigações completas e revisões sistemáticas);
  3. Artigos de revisão, desde que seja apresentada uma análise crítica e apropriada, de um amplo conjunto de trabalhos, no âmbito de assuntos de interesse para as jornadas;
  4. Projetos focados em questões orientadas para a prática, experiência e inovações recentes;
  5. Projetos de intervenção ou investigação;
  6. Estudos de Caso.

Deverão ser originais e são da inteira responsabilidade dos proponentes.

  1. Os resumos devem ser submetidos em língua portuguesa, nos modelos próprios que se encontram nos links (resumo comunicação livre e póster), tendo um limite de 500 palavras no seu corpo (sem contar com o título, autores e bibliografia).
  2. A organização do texto deverá obedecer a estrutura do acrónimo IMRD (Introdução; Métodos; Resultados; Discussão). Os modelos disponibilizados para a submissão especificam as secções que podem ser usadas num resumo. O resumo deve conter as seguintes informações:

3.1.    Título com até 12 palavras, em MAIÚSCULAS - Deve constituir-se numa descrição concisa da natureza e tópico do estudo, identificando o estudo (sem siglas ou acrónimos); em momento algum da submissão devem ser facilmente identificados os autores e/ou as instituições afiliadas a fim de permitir uma avaliação cega.

3.2.    Identificação dos autores - Nome e Apelido; afiliação [Departamento + Instituição]; e-mail de contacto; e identificação do autor correspondente. O primeiro autor é o que apresenta o trabalho no evento. O número máximo de autores por proposta é de seis (6);

3.3.    Introdução - A seção de introdução fornece uma visão geral do tópico da pesquisa/projeto, apresenta a pergunta ou hipótese da pesquisa e descreve a importância e a justificativa do estudo. Ela deve fornecer informações básicas, uma revisão da literatura e declarar claramente os objetivos e as metas da pesquisa. Deve fornecer claramente um contexto ou base para o estudo (ou seja, a natureza do problema e sua relevância); inclui os Objetivo(s) – Apresentar os objetivo/s do estudo/projeto;

3.4.    Métodos – A seção de métodos descreve os materiais e os procedimentos usados no estudo. Essa seção deve apresentar as opções metodológicas seguidas, referindo o tipo de estudo, material/instrumentos de recolha de dados, participantes e métodos, as medições e as técnicas de análise estatística ou documental empregadas.

3.5.    Resultados - A seção de resultados apresenta as descobertas do estudo de forma clara e concisa. Ela deve-se concentrar em relatar os dados empíricos obtidos com os experimentos ou análises realizadas. Fornece os principais resultados do estudo (se for projeto, os principais resultados esperados/obtidos); evite interpretações ou discussões sobre os resultados nesta seção.

3.6.    Discussão - A seção de discussão interpreta os resultados, relaciona-os à pergunta ou hipótese da pesquisa e coloca-os no contexto do conhecimento existente. Ela fornece uma análise das descobertas, discute as suas implicações e aborda quaisquer limitações ou pontos fracos do estudo. Associa as conclusões aos objetivos do estudo, sintetizando os pontos principais da argumentação e estabelece recomendações para a prática/educação/gestão, conforme apropriado; sendo que também pode destacar áreas para pesquisas futuras.

3.7.    Palavras-chave - Com um mínimo de 4 e máximo de 6, maioritariamente validados nos browsers de termos de indexação Mesh e DeCs;

3.8.    Bibliografia – Mínimo 3 e máximo 6 referências com as normas da APA 7.ª edição.

  1. Os autores propõem a modalidade de apresentação – Comunicação oral ou Póster. Os resumos deverão ser enviados para a Comissão Organizadora das I Jornadas do Triângulo, até ao dia 02/03/2025 ( nova data, 20 de março) para o endereço de email: jornadasdotriangulo2025@gmail.com. Os autores serão notificados automaticamente, por correio eletrónico, da receção do resumo após a sua submissão; na eventual ausência de notificação, os autores deverão, no prazo máximo de 48h, entrar em contacto com a organização deste evento através do mesmo email.
  2. Os autores serão informados, por e-mail, até ao dia 15/03/2025, ( nova data 25 de março) da decisão da Comissão Científica relativa à aceitação do resumo proposto. Neste e-mail, os autores dos resumos aprovados receberão também o modelo para preparar o poster ou a comunicação oral (disponível na plataforma digital de divulgação do evento). Após esta notificação, cada comunicação e póster terá obrigatoriamente de ser identificado com a letra R seguida de um número, que passa a ser a identificação da proposta e antecede o título do trabalho a fim de facilitar a sua identificação e organização das apresentações (ex: R23 – OS CUIDADOS DE SAÚDE NUM CENTRO DE SAÚDE PERIFÉRICO: REFLEXÕES NO TRIÂNGULO).
  3. A comissão científica do evento pode sugerir alterações ao resumo e à modalidade de apresentação (comunicação oral ou póster).
  4. O autor que for apresentar a comunicação oral ou póster tem de regularizar a inscrição até ao dia 25/03/2025 ( nova data 27 de março).
  5. Até ao dia 30/03/2025 os autores devem enviar a apresentação da comunicação oral, em template próprio do evento, para o e-mail da comissão organizadora do evento: jornadasdotriangulo2025@gmail.com.
  6. Os pósteres, em formato digital, dimensões 16:9 e template próprio do evento, deverão ser enviados até ao dia 30/03/2025, para o e-mail jornadasdotriangulo2025@gmail.com.
  7. As comunicações orais dispõem de 8 minutos de apresentação e 7 minutos para discussão. Os pósteres dispõem de 4 minutos de apresentação e 4 minutos para discussão.
  8. Os pósteres estarão disponíveis em slide show durante as Jornadas.
  9. Cada proponente pode candidatar um máximo de 2 trabalhos e participar como coautor num máximo de 3.
  10. As comunicações orais ou pósteres podem ser apresentados presencialmente ou através do envio de uma gravação audiovisual com a duração máxima de 8 minutos (sem direito a discussão).
  11. As comunicações orais e pósteres apresentados serão certificados com o nome dos autores e título da comunicação. O certificado será enviado por email ao autor correspondente.


COMPETÊNCIAS DA COMISSÃO CIENTÍFICA

 

A Comissão Científica analisará todos os resumos submetidos sendo que:

  • Esta comissão é composta por um conjunto de profissionais de diferentes áreas de competência científica, técnica, pedagógica e de investigação;
  • A avaliação/revisão dos trabalhos será “cega”. Os peritos não terão acesso à identificação nem à afiliação dos proponentes.
  • À comissão científica reserva-se o direito de tomar decisões sobre a aceitação das propostas se não cumprirem as premissas anteriores. Das decisões da mesma não cabe recurso pelos proponentes.
  • A Comissão Científica avaliara a presentação das comunicações orais e pósteres no decorrer das Jornadas.
  • Da avaliação podem ser atribuídos Prémios e Menções de Honra às apresentações que se distinguirem das demais.

Datas Importantes

Submissão dos Resumos – até 3 de março de 2025.

Comunicação de aceitação – até 15 de março de 2025.

Inscrição de pelo menos um autor da comunicação oral ou poster– até 25 de março de 2025.

Envio à Comissão científica das apresentações e pósteres finais, pelos proponentes – até 30 de março de 2025.

Create Your Own Website With Webador